quinta-feira, 6 de julho de 2017

A primeira vez.


PROLÓGO

Foi assim... 
Eu conheci a serra da Capivara em 2009 (ou 10), aquele lugar me impressionou de uma forma incrível. Mas o que mais ficou na minha mente foram as caminhadas, foi pensar na vida dos nômades, essas pessoas que carregam suas vidas nas costas e criam novas vidas a cada novo lugar que pousam. De caverna em caverna que passávamos, diante daquela imensidão eu pensava em como era a vida daqueles caminhantes. Fiquei pensando nas travessias, em com seus pés chegar em um novo lugar.


Foi assim... 
Eu via meus amigos atravessando paisagens com o pedal aos seus pés. Acompanhei viagens, relatos da parceria linda das pessoas com esse meio de transporte belo que os levava a conhecer o mundo. Eu tinha vontade de fazer o mesmo, mas eu não me sentia (não sinto) com habilidade para pedalar até uma esquina próxima, temo os carros, as barbeiragens (minhas e dos outros) e meu corpo sente que não aguenta o esforço, como se fosse algo descomunal.

Foi assim... 
Eu lembro sempre de minha adolescência em que ia de um lugar a outro levada pelos meus pés. O ônibus demorava tanto pra chegar que eu preferia ir andando até a outra parada pra economizar tempo, e até a outra e até a outra... E economizando tempo economizava dinheiro... Então achava mais fácil caminhar... E caminhava numa boa, com minhas pernas pequenas mais rápido que muitos pernalongas amigos.


Foi assim...
Um dia tava em casa de boas e eis que aparece uma imagem deslumbrante na minha timeline, meu vizinho havia ido jantar na minha casa e eu mostrei pra ele a imagem. Ficamos intrigados, descobrimos o nome do local, ficamos encantados e ele sem titubear lança sua promessa. "Se eu passar no concurso no primeiro salário te levo pra conhecer esse lugar!". Vamos atrás de detalhes, descobrimos que pra chegar lá são necessários 13 dias caminhando no mato... Vários dias de caminhada, caminhada, caminhada... Aí como sou sedentária, preciso treinar!


Foi assim... 
Eu conheci um projeto incrível chamado Re(vi)vendo Êxodos, criado por um professor de história do setor leste e seus alunos "malucos", decidiram caminhar, caminhar, caminhar... Comecei a ver os vídeos e saber histórias do projeto. Soube que foram caminhando até Pirenópolis, desde Brasília... E aí pá!! Travessia, caminhada, chegar a outro lugar pelos seus pés.

O PLIM!
Eis que um dia, ouvindo meus amigos falarem sobre uma pedalada escuto um PLIM! na minha cabeça. Eu não posso acompanhá-los, não me sinto apta a sentar em uma bike e simplesmente ir, mas eu caminho bem, caminho tranquila e preciso treinar essa caminhada, afinal logo vem aí uma viagem de vários dias. Pirenópolis. Eu vou caminhando até lá!!! Será essa minha primeira travessia, será meu treino, eu vou conseguir!!

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário